As primeiras fases passaram… Qual é o próximo passo?

Na segunda-feira seguinte à FUVEST muitos alunos tem a sensação de dever cumprido e ‘finalizado’… O que fazer agora que as primeiras fases já passaram?
Confira também o calendário das próximas fases dos principais vestibulares do estado de São Paulo.

 

 

E então mais um ciclo se fechou! Indícios de que isso estava por acontecer já vinham sendo notados há algumas semanas: um “acampamento” de alunos na sala de estudos desde (pelo menos) o início da revisão, choros não contidos pelas escadas do Anglo ou ainda desabafos sobre dores pelo corpo, briga com os pais… Há algum tempo já havia sido anunciada uma luta difícil contra o cansaço. Pudera! Foi um ano realmente muito intenso e isso ninguém pode negar!

Mas quero ressaltar que SÓ mais um ciclo se fechou!

Talvez alguns de vocês talvez já tenham conferido o gabarito da prova de domingo. Outros ainda estejam indecisos sobre fazê-lo ou não… Há também aqueles que propositalmente terão “esquecido” de copiar numa folha à parte as respostas, pois assim, nem terão a possibilidade de conferi-las. Medo e insegurança são inevitáveis numa hora dessas. Inevitáveveis, sim, pois quando desejamos muito algo, lutamos por isso e investimos nosso tempo e energia, não há como não temer. E embora seja forte a dúvida entre corrigir e não corrigir, no fundo, vocês já sabem a resposta. Corrigir, claro! Principalmente porque, isso norteará seus próximos passos.

Se corrigiu e está confiante de que a partir de terça-feira já pode começar a preparar-se para a próxima fase, agora é a hora de respirar fundo, recarregar as energias e lembrar-se de que a partida ainda não está ganha! Ainda há um caminho para trilhar pela frente, afinal, não é apenas de conteúdo que se faz uma boa prova de segunda fase, mas de muito conteúdo e atenção redobrada à escrita.

Se corrigiu a prova e teme estar próximo à nota de corte, aquém ou pouco além dela, não é hora de desanimar e baixar a guarda. Não foram raras às vezes em que houve pequeno aumento de um ano para o outro ou mesmo em que houve decréscimo da nota de corte. Dar o jogo por perdido pode de fato acabar com as chances que ainda existam. Lembrando ainda que existem as bonificações. 

Se constatou que as chances de estar nas segundas fases dos vestibulares são realmente muito pequenas, não desista de seu sonho! Ingressar nas faculdades mais cobiçadas do país não é um desejo exclusivamente seu, mas também o de dezenas de milhares de outros estudantes.  É preciso olhar para trás e ver o que poderia ter sido feito de diferente! Não para dar espaço à lamentação, mas sim, para seguir em frente, de cabeça erguida, disposto a encarar tudo o que for preciso novamente.

De todo modo, mesmo tendo se preparado arduamente para esta maratona de vestibulares vocês são muito mais do que essa nota que obtiverem em cada um deles. Ter autonomia é algo que se aprende não só para os estudos em um ano de cursinho, mas para todos os âmbitos da vida. O conhecimento é algo que acumulam ao longo da trajetória e jamais voltarão à estaca zero e o que aprenderam é algo que ninguém poderá lhes tirar e, acreditem, se vocês precisem revisar esta matéria no próximo ano, será muito mais fácil do que quando se dispuseram a aprendê-la.  São mais porque embora o medo de decepcionar quem esteve na torcida e no apoio por sua vitória seja grande, acreditem, o amor de seus pais, seus amigos, professores e parentes, dificilmente se abalaria com o resultado de uma prova.

Lembrem-se: suas vidas não foram depositadas nas provas de vestibular, nem em nenhuma outra prova que tenham feito nas últimas semanas e em nenhuma outra prova que façam ao longo de suas vidas.  Por isso, meus caros, pensem muito bem antes de precipitadamente decidirem mudar de curso porque essa nota é mais alta do aquela outra. Pois isso será determinante na vida profissional de vocês. Como já lhes disse em várias situações, o vestibular é apenas uma das primeiras placas ao longo da trajetória avisando que o túnel se aproxima. Ninguém sabe onde cada escolha que fizerem os conduzirá, mas tudo bem, este caminho será feito de novas escolhas a cada curva. O resultado da prova de hoje está longe de garantir ou arruinar a vida profissional de cada um de vocês. Tem muito chão pela frente!

 

PRÓXIMAS FASES

UNIFESP – Vestibular misto 2018

Resultado de imagem para unifesp

O vestibular misto utiliza o Enem como primeira fase e tem uma prova própria como segunda fase que acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro. O resultado sai no dia 29 de janeiro de 2018. Veja mais informações no site da UNIFESP.

UNESP

A segunda etapa do vestibular será nos dias 17 e 18 de dezembro, somente para os convocados que serão divulgados no dia 1º de dezembro no site da VUNESP. O resultado final sai no dia 2 de fevereiro de 2018.

Entre os dias 2 e 5 do mesmo mês, os candidatos da lista devem confirmar interesse pela vaga, independentemente da posição em que tenham sido classificados.

Após a confirmação de interesse, será gerada a primeira lista de chamada para matrícula, em 7 de fevereiro. A segunda chamada sai no dia 15. As cinco primeiras convocações de matrícula serão realizadas online, com confirmação presencial, para todos os alunos.

UNICAMP

A lista de aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 11 de dezembro no site da COMVEST, e as provas serão nos dias dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018. Para cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), os exames ocorrerão no período de 22 a 25 de janeiro de 2018.

A primeira chamada para matrícula será publicada em 8 de fevereiro.

FUVEST

Serão chamados para a segunda fase os candidatos que tiverem pontuação igual ou superior à nota de corte na carreira. A lista de convocados para essa etapa será divulgada no dia 18 de dezembro no site da FUVEST.

A segunda fase é constituída de três provas analítico-expositivas e acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2018. No dia 7 (domingo), os convocados farão prova de Português (10 questões) e Redação; no dia 8 a prova terá 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e questões interdisciplinares) e no dia 9 serão 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida.

 

 

Calendário

dezembro, 2017

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMOS POSTS

Exercícios extras de Matemática
Exercícios extras de Matemática.

Olá ovelhas, tudo bem? Segue uma lista de exercícios para vocês se divertirem; essa lista não está no material do Kapa, assim sendo, ela se destina a esses alunos. LISTA DE EXERCICÍOS DA FUVEST Bons estudos!   [mais]

As primeiras fases passaram… Qual é o próximo passo?
As primeiras fases passaram… Qual é o próximo passo?.

Na segunda-feira seguinte à FUVEST muitos alunos tem a sensação de dever cumprido e ‘finalizado’… O que fazer agora que as primeiras fases já passaram? Confira também o calendário das próximas fases dos principais vestibulares do estado de São Paulo.     E então mais um ciclo se fechou! Indícios de que isso estava por […] [mais]

Gabarito das Obras literárias da Fuvest – R1
Gabarito das Obras literárias da Fuvest – R1.

Olá pessoal, tudo bem? Segue o gabarito das obras literárias da Fuvest, os mesmos competem a apostila de revisão/ R1. Gabarito dos exercícios da Revisão 1 da Fuvest Bons estudos e boa prova! [mais]