COMO SE PREPARAR PARA AS AVALIAÇÕES DO ANGLO ? por Danilo Dacar

Caro Aluno,

A fase preparatória para as avaliações é tão importante quanto o conhecimento que precisamos garantir na sua realização, sendo assim, envio  algumas orientações que são essenciais para que possamos garantir bons resultados nos próximos simulados.

 

As provas do Anglo terão sempre 3 fases: antes, durante e depois.

1) Antes de uma prova, você deve se preparar, revendo alguns pontos e tirando as suas dúvidas (as dúvidas só aparecem para quem estuda). Deve saber distribuir o seu tempo entre aulas, estudo em casa e lazer. Se não souber estudar ou administrar seu tempo de estudo, deverá ser orientado para isso. Se necessário, procure a Camila (Orientadora de estudos e profissional.

2) Durante a prova, você deve, acima de tudo, ser honesto consigo mesmo. Uma prova honesta apontará, através do boletim, os pontos fracos nas várias disciplinas e lhe dará oportunidade de revisá-los.

 

COMO ABORDAR UMA PROVA DE TESTE?

 

✓ Em primeiro lugar, leia as instruções. É importante saber como será a prova, qual o tempo de duração. Cuidado: no total de horas está incluso o tempo necessário para passar os resultados na folha de respostas;

✓ Um bom começo: dividir os minutos pelo número de questões e ver qual o tempo médio por questão;

✓ Numa primeira leitura,  deve-se resolver os testes mais fáceis e assinalar aqueles de dificuldade média. Se, no início, desperdiçar muito tempo em algum teste, você se cansará e o restante da prova estará prejudicado (“pega-vareta”);

✓ Numa segunda leitura, deve-se resolver os testes de dificuldade média, deixando para o fim aqueles mais difíceis (“pega-vareta”);

✓ Não se deve deixar teste sem resposta. Se não souber resolvê-lo, a saída é “chutar” com critério, ou seja, ler rapidamente as alternativas e ver se uma ou mais podem ser eliminadas. Dessa forma, a possibilidade de acerto aumenta.

 

Princípio do PEGA-VARETAS:

Toda prova que envolve questões de mais de uma matéria, exige um procedimento especial para a sua resolução. É um erro pensar que se deva começar pela matéria da sua preferência. Para se ter a máxima eficiência nesse tipo de prova, deve-se aplicar o princípio do PEGA-VARETAS:

1º) Pegar as varetas soltas.

2º) Pegar as varetas apoiadas.

3º) Pegar as varetas presas no fundo.

A prova deve, portanto, ser resolvida em três leituras.

1ª Leitura: Você deverá ler o enunciado da 1ª questão com toda a concentração e, neste momento, não deve se preocupar com as demais questões. Esse tipo de preocupação só gera confusão mental.

Se a 1ª questão for do tipo vareta solta, deve resolvê-la e passar à 2ª questão. Se a 1ª questão for do tipo vareta apoiada, marque-a com um x e passe para a 2ª questão. Se a 1ª questão for do tipo vareta presa no fundo passe para a 2ª. O mesmo princípio deve ser aplicado até a última questão.

2ª Leitura: Resolver as questões marcadas com um x.

3ª Leitura: Cercar a alternativa correta, “chutando” de modo inteligente.

Em qualquer matéria, há questão dos três tipos. Se você se “enroscar” numa questão tipo vareta apoiada ou presa no fundo, ao começar por matéria de sua preferência, deixará de apanhar varetas soltas de outras matérias. Resumindo: deve-se resolver a prova por completo, usando todo o tempo disponível para isso. Não deve esquecer de reservar alguns minutos para a passagem das respostas para o cartão de respostas, com a máxima atenção e cuidado.

3) Depois de realizada a prova, deverá ser analisada as resoluções de cada questão. Isso é fundamental para que se tire conclusões: onde e por que errei, o que eu sei e o que devo estudar mais. E o tempo? Foi adequadamente distribuído? Veja o boletim de desempenho e analise cada aspecto do resultado apresentado.

Esteja preparado para agir antes, durante e depois da prova. Assim, você terá mais chance de aprender com seu erros e aparar as “pontas soltas” encontradas em cada prova realizada. Como mencionado anteriormente não falte nos simulados e não se esqueça que Aula Dada é Aula Estudada.

 

Bons estudos.

Calendário

junho, 2019

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Sem eventos.

ÚLTIMOS POSTS

Biologia – Lista de Exercícios Embriologia
Biologia – Lista de Exercícios Embriologia.

Olá pessoal, segue uma lista de exercícios sobre embriologia para a turma do Alfa. Lista de exercicios – Embriologia Bons estudos! [mais]

Redação: Tipos de Introdução
Redação: Tipos de Introdução.

Olá pessoal, seguem os slides da aula sobre Tipos de Introdução. Bons estudos! [mais]

Gramatica: Orações subordinadas substantivas e adjetivas
Gramatica: Orações subordinadas substantivas e adjetivas.

Olá pessoal, seguem os slides da nossa aula sobre orações subordinadas substantivas e adjetivas. Bons estudos! [mais]