FUVEST chegou! E você, fez TUDO que podia este ano?

                Oi querid@s!

                Esta época é sempre vivida com um turbilhão de sentimentos por vocês. E por nós que também acompanhamos essa caminhada. É impossível que seja diferente. A cada ano que se inicia é mais um ano de luta por aqui. E 2017  não podia ser diferente!

                Assim como a cada manhã em que foi difícil sair da cama para ir assistir aula, ou ainda quando a semana de provas da escola coincidia com a semana do simulado, ou a cada dia em que o trabalho pareceu ter consumido sua energia até o fim, e pouco tenha deixado de energia para assistir às aulas da noite…

                Enfim… foi uma batalha diária de resistência e persistência. E claro, nessas batalhas, algumas vencidas com louvor, outras nem tanto, é provável que pensem que não fizeram o bastante! Ou ainda, não fizeram TUDO que deveria ter sido feito! Mas querid@s, o que seria esse TUDO!?

                Esse “TUDO” pode ser tanta coisa! É ter feito as tarefas, mas é também ter respeitado o próprio limite do corpo quando este pedia descanso.  É ter vindo nos simulados, mas é também ter decidido dormir quando naquele domingo, aquela gripe chegou com força. É ter estudado a TM de física do conteúdo difícil e ter preferido mudar de matéria, quando nada daquilo mais fazia sentido. É ter dado uma pausa nos estudos para trocar uma ideia com aquele amig@ que parecia não estar muito bem. Isso é TUDO! É ter feito TUDO aquilo que esteve a seu alcance, respeitando a cada passo o seu próprio limite. Não é fazer tudo o que estava nos planos… até porque quais os planos que saem exatamente como desejamos no papel?!

                Sim, este domingo estarão em frente à prova mais comentada e esperada do ano: a FUVEST! E apesar de ser dela de quem eu esteja falando, não se esqueçam de que é só isso mesmo, UMA PROVA! Ela não define quantos exercícios de tarefa fez este ano, nem quantas horas de sono perdeu, ou quantos rolês recusou de sábado porque domingo tinha prova cedo… Muito menos define quem vocês são e jamais será capaz de mensurar a batalha que foi chegar até aqui. 

                Sei que pouco adiantaria eu falar para que estejam calmos no domingo. Até por que a esta altura, os medos e as incertezas não os deixam em paz nem mesmo durante o sono. Quero que vocês façam essa prova de coração tranquilo de que fizeram TUDO, mas tudo o que esteve ao alcance, TUDO o que foi possível a cada momento!

                Foquem e lembrem do que construíram de conhecimento no caminho até aqui. A caminhada é feita de passo a passo e o destino final nem sempre é muito mais bonito do que o a paisagem no caminho. Obstáculos sempre estarão presentes, mas quão gostoso seria se as coisas fossem muito mais fáceis?!

                Não é preciso saber todas as fórmulas para passar no vestibular, nem acertar todas as questões . Então porque não focar no que conseguem fazer e conseguiram estudar? É com o conhecimento que possuem e as ferramentas que afinaram ao longo destes anos, que vão conseguir chegar onde tanto desejam!

prova fuvest

                Desejo, sinceramente, que neste domingo tenham a calma suficiente para fazer a melhor prova possível. Para que consigam colocar no papel o que aprenderam e para ter inspiração para fazer aquilo que por ventura, foi difícil de aprender.

                O frio na barriga, já chegou até mesmo para mim, que acompanho a briga de vocês de camarote. Daqui, é possível ver o suor escorrendo do rosto, bem como sentir o calor do sangue quente correndo nas veias. Sim, não foi fácil chegar até aqui! Mas cá estamos! E não só eu, mas muita gente também está comigo nessa torcida por vocês!  Não para cobrá-los, não para pressioná-los, mas para apoiá-los!!!

                Não vou dizer que sei que vão passar, porque isso nem sempre facilita as coisas. Vou dizer que estarei aqui à espera de notícias, seja para dar um abraço de felicidade ou para oferecer meu ombro e ajudar a unir forças para seguir em frente.

                Um mega abraço e um até logo!

Camila Galafassi

Psicóloga Orientadora Profissional 

 

Calendário

dezembro, 2017

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMOS POSTS

Exercícios extras de Matemática
Exercícios extras de Matemática.

Olá ovelhas, tudo bem? Segue uma lista de exercícios para vocês se divertirem; essa lista não está no material do Kapa, assim sendo, ela se destina a esses alunos. LISTA DE EXERCICÍOS DA FUVEST Bons estudos!   [mais]

As primeiras fases passaram… Qual é o próximo passo?
As primeiras fases passaram… Qual é o próximo passo?.

Na segunda-feira seguinte à FUVEST muitos alunos tem a sensação de dever cumprido e ‘finalizado’… O que fazer agora que as primeiras fases já passaram? Confira também o calendário das próximas fases dos principais vestibulares do estado de São Paulo.     E então mais um ciclo se fechou! Indícios de que isso estava por […] [mais]

Gabarito das Obras literárias da Fuvest – R1
Gabarito das Obras literárias da Fuvest – R1.

Olá pessoal, tudo bem? Segue o gabarito das obras literárias da Fuvest, os mesmos competem a apostila de revisão/ R1. Gabarito dos exercícios da Revisão 1 da Fuvest Bons estudos e boa prova! [mais]