10 alimentos que ajudam a combater o cansaço

Acabou a bateria

Homem muito cansado

Sabe aqueles dias que a sua bateria parece ter chegado ao fim? Você pode até recorrer ao café ou chocolate como estimulantes para aguentar o tranco, mas, na verdade, o que você precisa mesmo é repor a falta de alguns nutrientes que ajudam a combater a fadiga.

Segundo a nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up, é comum nos dias atuais, com tanta correria e estresse, as pessoas apresentarem queda de alguns nutrientes, o que leva ao nervosismo, baixa imunidade e consequentemente ao cansaço. 

“Alguns alimentos, no entanto, podem ser aliados na redução desse cansaço devido à presença de vitaminas importantes, que atuam estimulando o melhor funcionamento do sistema nervoso”, explica a especialista.

A pedido de EXAME.com, a nutricionista listou 10 alimentos que ajudam a combater o cansaço. Veja nas imagens.

Alface

Alface

A alface parece inofensiva, mas de acordo com Cintia Azeredo possui função calmante e a lactucina é a substância presente na folha que ajuda a diminuir a sensação de fadiga. 

Banana

Banana picada

Rica em nutrientes, a banana reduz a ansiedade e relaxa com a ajuda da vitamina B6, potássio, magnésio e triptofano.

Aveia

Coração feito com aveia

Já a aveia, segundo a especialista, melhora a função cerebral, fornece energia e garante o bom humor devido à presença das vitaminas B1, B2, B3 e B6.

Espinafre

Espinafre

Lembra do Popeye, que comia espinafre para ficar mais forte? Pois é, esse alimento previne a depressão e melhora o funcionamento do sistema nervoso, graças à presença de potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas A, C e vitaminas do complexo B.

Chia e linhaça

Linhaça marrom e dourada, em pó e sementes

A chia e a linhaça são ricas em magnésio e Ômega 3, além de agirem como relaxante muscular natural. Elas são ótimas protetoras cardiovascular e estimulante da função cerebral.

Abacate

Abacate

De acordo com Cintia, o abacate é rico em gorduras boas, magnésio e triptofano. Essa fruta também melhora a função cerebral e auxilia no relaxamento muscular.

Arroz integral

Grãos de arroz integral

Já o arroz integral é rico em vitaminas B1, B3, B6, metionina e cistina. Ele melhora o humor e fornece mais energia.

Feijão

Feijão

Além do arroz integral, o feijão é fonte de ferro, potássio, zinco, aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo corpo) como a lisina. É um alimento com ótima fonte para recarga da bateria.

Leite

Leite

O leite é fonte de triptofano, melhora a função cerebral e oferece aquela sensação de bem-estar. Ainda é rico em cálcio que atribui ação relaxante e mantém a saúde cardíaca. Cintia apenas aconselha que a escolha seja pelo desnatado, que possui menos gordura.

Ovo

Ovo cozido

O ovo, por sua vez, é rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A, D e E, ferro e zinco, reduz o cansaço físico e mental, melhora a função cerebral, fornece ação antioxidante e outros benefícios. 

FONTE

Calendário

janeiro, 2019

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enem 2018: resultado é divulgado pelo Inep; veja como consultar a nota
Enem 2018: resultado é divulgado pelo Inep; veja como consultar a nota.

Resultado dos treineiros só será divulgado no dia 18 de março. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (18). Para acessar, os candidatos que fizeram o exame devem entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/), incluir o CPF e a senha cadastrada. A nota do Enem só […] [mais]

Sobe para 37 o total de universidades que aceitam notas do Enem em Portugal
Sobe para 37 o total de universidades que aceitam notas do Enem em Portugal.

Inep assinou novo convênio com a Universidade Europeia de Lisboa. A Universidade Europeia de Lisboa será a 37ª instituição de ensino superior de Portugal que vai aceitar o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de alunos brasileiros. O novo convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi […] [mais]

Ministério da Educação define regras para o Fies do primeiro semestre de 2019
Ministério da Educação define regras para o Fies do primeiro semestre de 2019.

Inscrições de 5 a 12 de fevereiro de 2019 O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. A portaria mantém as regras sobre quem poderá participar do financiamento: Quem tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, tenha nota igual ou maior […] [mais]