10 livros atuais para entender o mundo melhor

Mulher lendo livro

São Paulo – Nada como um bom domingo para se aconchegar em um lugar confortável e ler um livro atraente.

Para quem se interessa por temas gerais relacionados ao contexto político e social global, não faltam opções de obras que cumprem com esmero o dever de entregar uma boa história. Portanto, para lhe ajudar na escolha, EXAME.com selecionou dez títulos lançados nos últimos cinco anos e que tratam de diferentes assuntos. Entre eles, há opções sobre os conflitos atuais no Oriente Médio e na África, as mudanças culturais na China e curiosidades sobre as vidas de personalidades que deixaram contribuições históricas ao mundo.Todos os livros podem ser comprados com tranquilidade no Brasil ou são facilmente encontrados para aquisição via internet. Os preços informados foram obtidos por meio de pesquisas nos sites das livrarias, mas podem variar de uma para outra. Veja a lista nas imagens e, em seguida, não deixe de conferir nossas sugestões de bons documentários que também podem saciar a necessidade de conhecimento dos curiosos de plantão.

“A Origem do Estado Islâmico – O Fracasso da ‘Guerra ao Terror’ e a ascensão jihadista”

 

A Origem do Estado Islâmico O Fracasso da Guerra ao Terror e a ascensão jihadista

 Autor: Patrick Cockburn Preço: 40 reais Editora: Autonomia Literária.

Lançado neste final de semana no Brasil pela editora Autonomia Literária, a obra do consagrado jornalista irlandês Patrick Cockburn analisa as origens do temido grupo jihadista e crava o fracasso da estratégia dos Estados Unidos de combate ao terrorismo conhecida como “Guerra ao Terror”.Descrito pelo jornal americano The Washington Post como uma autoridade no assunto, Cockburn é especializado na cobertura de Oriente Médio e sua obra é resultado de uma rigorosa e destemida investigação jornalística.“A Origem do Estado Islâmico – O Fracasso da ‘Guerra ao Terror’ e a ascensão jihadista” já está à venda e pode ser comprado em livrarias ou no site da própria editora.

 “Estado Islâmico – Desvendando o Exército do Terror”

 

“Estado Islâmico – Desvendando o Exército do Terror”

Autores: Hassan Hassan e Michael Weiss Preço: 36 reais

Editora: Seoman. Outro livro interessante que também tem o Estado Islâmico como foco de investigação é este escrito pelo analista sírio Hassan Hassan (Chatham House) e pelo jornalista Michael Weiss (The Guardian).Assim como Cockburn, a dupla de autores também discorre sobre as origens do grupo, mas debruçou-se sobre outro ponto intrigante da organização do EI: seus militantes. Para tanto, entrevistaram dezenas de pessoas, de oficiais do exército dos Estados Unidos até ex e atuais combatentes do grupo.O livro pode ser adquirido em português nas principais livrarias do país.

 

“O Mundo Até Ontem: O que podemos aprender com as sociedades tradicionais?”

 

O Mundo Até Ontem: O que podemos aprender com as sociedades tradicionais?

Autor: Jared Diamond Preço: 52 reais

Editora: Grupo Editorial Record. Ganhador do prêmio Pulitzer pelo livro “Armas, Germes e Aço”, Diamond investiga diferentes aspectos da humanidade (como a criação dos filhos, a religião, a saúde e até conflitos) a partir da análise dos hábitos das chamadas “sociedades tradicionais”, que incluem índios da Amazônia e povoados de ilhas do Pacífico.

“A Era da Ambição – Em busca da riqueza, da verdade e da fé na nova China”

 

A Era da Ambição

Autor: Evan Osnos Preço: 60 reais (livro físico) e 42 reais (e-book)

Editora: Companhia das Letras. Nesse livro, o ex-correspondente da revista americana The New Yorker na China discorre sobre as recentes e profundas transformações no país, e que se originaram de revoluções econômicas e culturais. Trata também sobre a luta do partido comunista para seguir no poder num momento no qual o individualismo está mais forte do que nunca no país.

“Eu sou Malala”

 

Eu sou Malala

Autora: Malala Yousafzai Preço: 22 reais (livro físico e e-book)

Editora: Companhia das Letras. Nobel da Paz no ano passado, a menina paquistanesa Malala tem apenas 18 anos de idade, mas é uma importante ativista em defesa da educação para as meninas em todo o mundo, uma ideia que desagrada em especial os extremistas islâmicos do Taleban.Nesse livro, Malala conta sua história desde a infância no vale do Swat, os primeiros anos escolares, a repressão extremista e o atentado que quase lhe tirou a vida em 2012, quando homens armados invadiram o ônibus escolar no qual ela estava e atiraram contra sua cabeça.O livro pode ser encontrado em português em diferentes livrarias do país.

“Bom dia, Sr. Mandela”

 

Bom dia, Sr. Mandela

Autora: Zelda La Grange Preço: 29,90 reais (livro físico) e 20 reais (e-book)

Editora: Novo Conceito. Nascida em uma família conservadora de uma África do Sul dividida pelo apartheid, Zelda La Grange acabou por se tornar o braço direito do homem que seu círculo social enxergava como um terrorista: Nelson Mandela. Ao longo de duas décadas, Zelda viveu grandes aventuras ao lado de Mandela e relata nesse livro as formas como ele mudou totalmente as suas visões e a sua vida.

“As Garotas da Cidade Atômica”

 

As garotas da cidade atômica

Autora: Denise Kiernan Preço: 26,90 reais

Editora: Benvirá. Lançado nos Estados Unidos em 2013, este livro da jornalista Denise Kiernan veio para o Brasil apenas neste ano.A obra conta a interessante história de dezenas de mulheres aventureiras que deixaram tudo para trás para assumir misteriosos postos de trabalho na cidade de Oak Ridge, um dos locais onde era conduzido o Projeto Manhattan, iniciativa que produziu as bombas usadas em Hiroshima e Nagasaki.Proibidas de conversar sobre suas atividades mesmo nas horas vagas, estas mulheres sabiam apenas que estariam trabalhando em prol do fim da 2ª Guerra Mundial, mas jamais imaginaram que suas contribuições mudariam o mundo de forma tão drástica.O livro é resultado de uma pesquisa de sete anos realizada por Denise em Oak Ridge e que contou ainda com entrevistas de muitas destas mulheres. Disponível em português, a obra pode ser comprada nas maiores livrarias do país.

“Eu sobrevivi ao Holocausto”

 

Eu sobrevivi ao Holocausto

Autora: Nanette Blitz Konig Preço: 27 reais (livro físico e digital)

Editora: Universo dos Livros. No ano em que os horrores do nazismo e o fim do holocausto na Europa completam 70 anos, os tristes episódios ganharam um novo olhar nesta obra que é um relato pessoal da holandesa Nanette Blitz KonigHoje com 86 anos, ela vive no Brasil desde 1950 e foi uma das pessoas resgatadas pelo exército britânico do campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha. Em sua obra, Nanette lembra como era a vida antes da guerra e relata com impressionante objetividade tudo o que testemunhou desde que foi deportada com sua família.O livro está em português e pode ser adquirido nas principais livrarias do país.

“The Blood Telegram: Nixon, Kissinger and a Forgotten Genocide”

 

 

The Blood Telegram: Nixon, Kissinger and a Forgotten Genocide

Autor: Gary J. Bass Preço: aproximadamente 13 dólares na Amazon .

Editora: Vintage Disponível apenas por encomenda via internet, a obra do professor de Ciências Políticas da Universidade de Princeton traz à tona um acontecimento praticamente esquecido na história da humanidade: o assassinato em massa de 300 mil pessoas no que era chamado de Paquistão Oriental em 1971, ano em que a região conquistou a independência e passou a ser conhecida como Bangladesh.Para tanto, o autor se concentrou no estudo de documentos da Casa Branca cuja confidencialidade fora retirada. Lançado no ano passado, o livro foi aclamado como o melhor do ano por veículos de notícias como a The Economist, Financial Times e The Washington Post.

O livro está disponível em inglês e pode ser comprado via internet.

“Stringer: A Reporter’s Journey in the Congo”

 

“Stringer: A Reporter’s Journey in the Congo”

Autor: Anjan Sundaram Preço: 20 dólares na Amazon

Editora: Doubleday Nascido na Índia e criado na Irlanda, Sundaram estudou matemática na tradicional Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e desistiu de uma promissora carreira no mercado financeiro para se tornar um jornalista freelancer em um dos lugares mais pobres e perigosos do planeta: a República Democrática do Congo. Sua jornada e impressões sobre o país são retratadas neste livro que foi descrito como “extraordinário” pelo apresentador americano Jon Stewart, do The Daily Show.O livro está disponível apenas em inglês e pode ser adquirido via internet. 

FONTE:

Calendário

julho, 2019

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

qui11jul - 1agojul 1114:30ago 1PROVA DE BOLSA 01 de Agosto14:30 - (agosto 1) 18:40 Rua Condessa Amália nº 146Anglo Guarulhos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fies: MEC divulga regras para financiamento estudantil do segundo semestre de 2019
Fies: MEC divulga regras para financiamento estudantil do segundo semestre de 2019.

Prazo de inscrição vai de 25 de junho a 1° de julho; resultado com a pré-seleção sai no dia 9 de julho. O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta (31) as regras para o Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2019. Os interessados em solicitar a ajuda devem se inscrever no site do […] [mais]

Fies do segundo semestre de 2019 abre inscrições nesta terça
Fies do segundo semestre de 2019 abre inscrições nesta terça.

Serão oferecidos 150 mil contratos, dos quais 50 mil terão juro zero, de acordo com o Ministério da Educação.   Começa nesta terça-feira (25) o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2019. O programa oferece financiamento para estudantes pagarem cursos de graduação em universidades privadas. O prazo para se […] [mais]

Sisu do 2º semestre abre as inscrições para selecionar estudantes para 59 mil vagas
Sisu do 2º semestre abre as inscrições para selecionar estudantes para 59 mil vagas.

De acordo com o Ministério da Educação, este é o maior número de vagas ofertado para o segundo semestre desde a criação do programa. Sistema usa notas do Enem para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas.     O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2019 abriu as inscrições para […] [mais]