Biografia de Milton Santos é apresentada em evento no Sesc

Biografia de Milton Santos é apresentada em evento no Sesc

De autoria do jornalista Fernando Conceição, obra reconstitui a carreira acadêmica do geógrafo da USP em várias universidades do mundo

Por – Editorias: Cultura
Milton de Almeida Santos, geográfo, professor da FFLCH - Foto: Jorge Maruta/USP Imagens
Milton Santos, geógrafo e professor da FFLCH, em 1994 – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo (CPF Sesc) receberá no dia 27, às 19h30, o professor e jornalista Fernando Conceição, que apresentará o livro Milton Santos, uma biografia.

O geógrafo Milton Santos (1926-2001) foi professor titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde lecionou Geografia Humana de 1983 a 1997. Trabalhou também em várias universidades do mundo. Em sua obra, destacam-se especialmente os estudos sobre a urbanização nos países subdesenvolvidos.

Fernando Conceição, mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e atualmente docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lembra que conheceu Milton Santos durante seu período de mestrado na Universidade. “Na época, em 1996, fiz uma entrevista com ele para a Folha de S. Paulo, e lhe propus, por sua importância como homem e intelectual, que eu escrevesse sua biografia. Ele imediatamente autorizou e, um ano antes de morrer, assinou uma declaração permitindo que eu escrevesse o livro.”

Milton Santos - Foto: Jorge Maruta/USP Imagens
Milton Santos – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

De acordo com Conceição, a biografia segue o método de produção jornalístico. “É um relato de sua vida, do nascer à morte, mas de forma não linear.” Para escrevê-la, Conceição percorreu todos os locais por onde Milton Santos passou, colhendo depoimentos de alunos, colegas professores e outras pessoas que o conheceram. “Ele só não foi para a Oceania. Trabalhou em todos os demais continentes, África, Europa, Ásia (no Japão) e nas Américas do Sul e do Norte. Estive em todos esses lugares em busca de dados e fontes.”

O livro, de 180 páginas, é resultado de mais de dez anos de pesquisas, e mais da metade dele já está disponível no site fernconc.wix.com/miltonsantos. Conceição diz, no entanto, que esta é apenas a versão do patrocinador, e o que chama de “versão do autor” está sendo finalizada. “Essa que será apresentada não é comercializável, e é uma parte do material que tenho recolhido no trabalho de pesquisa. Neste momento, estou trabalhando numa versão final, com muito mais material e informações do que essa lançada pelo patrocinador.” A previsão para o lançamento do exemplar definitivo é de doze meses.

O evento no CPF Sesc conta com 30 vagas e classificação etária de 16 anos. A entrada é gratuita, mas requer inscrição nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo ou pelo site sescsp.org.br/cpf, onde podem ser obtidas mais informações. No ato da inscrição, é possível também solicitar tradução em libras para a palestra, desde que feita com no mínimo dois dias de antecedência. O endereço do CPF Sesc é rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4° andar, Bela Vista, São Paulo (SP).

Calendário

janeiro, 2019

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pela primeira vez, Sisu tem queda no total de vagas oferecidas
Pela primeira vez, Sisu tem queda no total de vagas oferecidas.

Edição do primeiro semestre de 2019 terá 235.476 vagas, número 1,7% menor que a do ano anterior; desde o lançamento do Sisu, em 2010, crescimento foi contínuo. A edição do primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ter um número menor de vagas do que a do ano anterior. Apesar da […] [mais]

Cai a concorrência de medicina – ainda curso mais disputado da Fuvest
Cai a concorrência de medicina – ainda curso mais disputado da Fuvest.

A Fuvest, fundação responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), divulgou nesta sexta-feira (16) a relação de candidatos por vaga para o vestibular 2019. As três carreiras mais concorridas, repetindo os anos anteriores, são de medicina nos campi de São Paulo (115,2), Ribeirão Preto (108,7) e Bauru (86,9), respectivamente. No entanto, foi observada […] [mais]

Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata
Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula que está localizada na base da bexiga, na frente do reto. É normal haver um aumento natural da próstata à medida que os homens envelhecem. Contudo, o câncer de próstata é causado com um aumento desproporcional […] [mais]