Cinco programas da TV para você se preparar para a redação do vestibular

22 de Agosto de 2015 – 10h40

Para mandar bem na redação dos vestibulares, não basta treinar escrevendo textos atrás de textos. Estar bem informado, antenado e preocupado com as questões atuais é essencial.

Como explica Francisco Platão Savioli, professor de redação do cursinho Anglo de São Paulo, o aluno precisa ter uma boa bagagem para desenvolver um bom texto. A partir do tema e dos textos oferecidos, que podem ter um tema mais abstrato ou objetivo, o estudante deve saber argumentar e persuadir, ou seja, convencer a banca examinadora de seu ponto de vista.

“Vejam o jornal da TV Cultura, que passa de segunda a sábado. Além de dar a notícia de forma direta, sempre tem um comentarista, que faz uma boa análise do tema exposto. O estudante pode tentar, depois de ver uma reportagem, fazer o seu próprio comentário e depois confrontar com a análise do jornal”, aconselha o professor.

Confira a seguir cinco programas jornalísticos da TV para você se preparar para a redação do vestibular:

Jornal da Cultura

Quando: de segunda a sábado, às 21h10, na TV Cultura
Há mais de 25 anos no ar, o programa traz temas importantes de diversas áreas, como economia, política, meio ambiente e saúde. Além das reportagens apresentadas por repórteres e pela âncora Maria Cristina Poli, sempre há um comentarista que explora mais a fundo as principais notícias do dia.

Profissão Repórter 

Quando: terça-feira às 23h45, na TV Globo
Bem dinâmico, o programa investiga a fundo um tema por semana. Ao mesmo tempo em que você se informa sobre um fato relevante do momento (já houve programas, por exemplo, sobre a situação das prisões no país, a relação dos jovens com as bebidas alcoólicas e as histórias de vítimas de violência sexual), você acompanha os desafios cotidianos da equipe para fazer as reportagens e seus bastidores. 

Arquivo N 

Quando: quarta-feira às 23h, no Globo News
Em formato de documentário, o programa apresenta reportagens de reconstrução histórica, que vão da seleção de imagens de arquivos a depoimentos que ajudam a compor panoramas sobre os assuntos em debate. As matérias tratam desde biografias de personagens marcantes da história até períodos e acontecimentos importantes da história nacional e internacional.

Dossiê Globo News 

Quando: horário e dia variável de acordo com o mês, no Globo News
O programa traz sempre um tema atual ou histórico para ser debatido mais a fundo, geralmente com entrevistas exclusivas que trazem informações e visões inéditas sobre o fato. Muito bom para estudar história, geografia e atualidades. Já foram abordados, por exemplo, Che Guevara, homens-bomba, nazismo, ditadura militar no Brasil, entre outros.

Jornal Futura

Quando: Segunda a sexta-feira, às 17h e 23h45, na TV Futura
Jornal Futura traz reportagens sobre cultura, saúde, educação e meio ambiente, sempre com foco no Brasil e nas questões sociais. As notícias sempre trazem projetos e ações voltados para a resolução dos problemas sociais e que promovam a reflexão da sociedade brasileira. 

FONTE

Calendário

março, 2019

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enem 2019
Enem 2019.

Enem 2019 será realizado em 3 e 10 de novembro; saiba quando se inscrever.   As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, conforme divulgado hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela prova.   Esta será […] [mais]

Enem 2018: resultado é divulgado pelo Inep; veja como consultar a nota
Enem 2018: resultado é divulgado pelo Inep; veja como consultar a nota.

Resultado dos treineiros só será divulgado no dia 18 de março. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (18). Para acessar, os candidatos que fizeram o exame devem entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/), incluir o CPF e a senha cadastrada. A nota do Enem só […] [mais]

Sobe para 37 o total de universidades que aceitam notas do Enem em Portugal
Sobe para 37 o total de universidades que aceitam notas do Enem em Portugal.

Inep assinou novo convênio com a Universidade Europeia de Lisboa. A Universidade Europeia de Lisboa será a 37ª instituição de ensino superior de Portugal que vai aceitar o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de alunos brasileiros. O novo convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi […] [mais]