Cinco programas da TV para você se preparar para a redação do vestibular

22 de Agosto de 2015 – 10h40

Para mandar bem na redação dos vestibulares, não basta treinar escrevendo textos atrás de textos. Estar bem informado, antenado e preocupado com as questões atuais é essencial.

Como explica Francisco Platão Savioli, professor de redação do cursinho Anglo de São Paulo, o aluno precisa ter uma boa bagagem para desenvolver um bom texto. A partir do tema e dos textos oferecidos, que podem ter um tema mais abstrato ou objetivo, o estudante deve saber argumentar e persuadir, ou seja, convencer a banca examinadora de seu ponto de vista.

“Vejam o jornal da TV Cultura, que passa de segunda a sábado. Além de dar a notícia de forma direta, sempre tem um comentarista, que faz uma boa análise do tema exposto. O estudante pode tentar, depois de ver uma reportagem, fazer o seu próprio comentário e depois confrontar com a análise do jornal”, aconselha o professor.

Confira a seguir cinco programas jornalísticos da TV para você se preparar para a redação do vestibular:

Jornal da Cultura

Quando: de segunda a sábado, às 21h10, na TV Cultura
Há mais de 25 anos no ar, o programa traz temas importantes de diversas áreas, como economia, política, meio ambiente e saúde. Além das reportagens apresentadas por repórteres e pela âncora Maria Cristina Poli, sempre há um comentarista que explora mais a fundo as principais notícias do dia.

Profissão Repórter 

Quando: terça-feira às 23h45, na TV Globo
Bem dinâmico, o programa investiga a fundo um tema por semana. Ao mesmo tempo em que você se informa sobre um fato relevante do momento (já houve programas, por exemplo, sobre a situação das prisões no país, a relação dos jovens com as bebidas alcoólicas e as histórias de vítimas de violência sexual), você acompanha os desafios cotidianos da equipe para fazer as reportagens e seus bastidores. 

Arquivo N 

Quando: quarta-feira às 23h, no Globo News
Em formato de documentário, o programa apresenta reportagens de reconstrução histórica, que vão da seleção de imagens de arquivos a depoimentos que ajudam a compor panoramas sobre os assuntos em debate. As matérias tratam desde biografias de personagens marcantes da história até períodos e acontecimentos importantes da história nacional e internacional.

Dossiê Globo News 

Quando: horário e dia variável de acordo com o mês, no Globo News
O programa traz sempre um tema atual ou histórico para ser debatido mais a fundo, geralmente com entrevistas exclusivas que trazem informações e visões inéditas sobre o fato. Muito bom para estudar história, geografia e atualidades. Já foram abordados, por exemplo, Che Guevara, homens-bomba, nazismo, ditadura militar no Brasil, entre outros.

Jornal Futura

Quando: Segunda a sexta-feira, às 17h e 23h45, na TV Futura
Jornal Futura traz reportagens sobre cultura, saúde, educação e meio ambiente, sempre com foco no Brasil e nas questões sociais. As notícias sempre trazem projetos e ações voltados para a resolução dos problemas sociais e que promovam a reflexão da sociedade brasileira. 

FONTE

Calendário

janeiro, 2019

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pela primeira vez, Sisu tem queda no total de vagas oferecidas
Pela primeira vez, Sisu tem queda no total de vagas oferecidas.

Edição do primeiro semestre de 2019 terá 235.476 vagas, número 1,7% menor que a do ano anterior; desde o lançamento do Sisu, em 2010, crescimento foi contínuo. A edição do primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ter um número menor de vagas do que a do ano anterior. Apesar da […] [mais]

Cai a concorrência de medicina – ainda curso mais disputado da Fuvest
Cai a concorrência de medicina – ainda curso mais disputado da Fuvest.

A Fuvest, fundação responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), divulgou nesta sexta-feira (16) a relação de candidatos por vaga para o vestibular 2019. As três carreiras mais concorridas, repetindo os anos anteriores, são de medicina nos campi de São Paulo (115,2), Ribeirão Preto (108,7) e Bauru (86,9), respectivamente. No entanto, foi observada […] [mais]

Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata
Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula que está localizada na base da bexiga, na frente do reto. É normal haver um aumento natural da próstata à medida que os homens envelhecem. Contudo, o câncer de próstata é causado com um aumento desproporcional […] [mais]