Enem 2016: resultado com as notas individuais é liberado

Com as notas, estudantes podem disputar vagas em universidades públicas pelo Sisu e bolsas de estudo pelo Prouni.

 

As notas com os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foram divulgadas nesta quarta-feira (18). Para ter acesso, o estudante precisa digitar CPF e senha no site http://enem.inep.gov.br/participante.

Logo após a divulgação, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou instabilidade. O resultado também pode ser conferido pelo aplicativo oficial do Enem.

Segundo o site “Is it down right now”, que acompanha a estabilidade de serviços conectados, a página enem.inpe.gov.br está fora do ar para todo mundo. O problema no acesso começou por volta das 11h30. Até por volta vas 11h50, o Ministério da Educação (MEC), não havia se pronunciado sobre as dificuldades de acesso. 

 Os candidatos podem conferir as notas de cada uma das quatro provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação. Para fazer a consulta, o participante deve fazer login no site do Enem com dados pessoais e senha. Quem perdeu o código pode resgatá-lo no botão ‘esqueci minha senha.’

Usos das notas do Enem

As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As datas de inscrições para a edição do primeiro semestre de 2017 devem ser divulgadas nesta quarta. Estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do Enem realizadas em 2016 poderão concorrer a vagas pelo sistema.

 Em seguida ao Sisu, o MEC abre inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo na rede privada, a partir do desempenho no Enem e da situação socioeconômica do candidato.

Com a nota do Enem, também é possível participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ainda não há datas para abertura de inscrições em ambos os programas.

Candidatos com mais de 18 anos podem ainda usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

Caderno de prova do Enem 2016 (Foto: )

Caderno de prova do Enem 2016 (Foto: )

Mudanças no Enem 2017

Nesta quarta também foi aberta a consulta pública que vai reunir sugestões de mudanças no Enem. As contribuições podem ser enviadas em um formulário disponível no link http://www.inep.gov.br/. A consulta pública está aberta até 10 de fevereiro.

O MEC estuda maneiras de economizar na realização do próximo exame. Entre as decisões já tomadas está eliminar uma das funções do Enem: a certificação de conclusão do ensino médio.

A partir deste ano, pessoas maiores de 18 anos que não terminaram o ensino médio na idade regular deverão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Inep afirmou ao G1 que ainda não há informações sobre por quanto tempo a consulta ficará no ar, mas que uma portaria definindo as regras da consulta pública será divulgada nos próximos dias no “Diário Oficial da União”.

FONTE

Calendário

julho, 2018

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para o Sisu 2018/2 estão abertas
Inscrições para o Sisu 2018/2 estão abertas.

Nesta edição do programa são oferecidas 57.271 vagas em cursos de 68 instituições de ensino superior; inscrições vão até esta sexta-feira (15)  As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 estão abertas. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 desta sexta-feira (15).  O Sisu é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para […] [mais]

MEC divulga calendário do Sisu 2018/2
MEC divulga calendário do Sisu 2018/2.

Candidatos que fizeram o Enem 2017 e não zeraram na redação podem se candidatar às vagas Nesta terça-feira (5), o Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União o Edital com o cronograma e as regras da segunda edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente pela internet, entre […] [mais]

Segunda fase da Fuvest terá apenas dois dias de prova
Segunda fase da Fuvest terá apenas dois dias de prova.

USP aprova mudanças no processo de seleção; inscrição no vestibular será por modalidade de vagas O vestibular Fuvest vai mudar. Na última quinta-feira, 17 de maio, o Conselho de Graduação (CoG) da USP aprovou importantes alterações no processo seletivo para ingresso na Universidade. A principal é a diminuição de três para dois os dias de […] [mais]