Presença de alunos de escola pública nas unidades é desigual

Em três unidades, metade dos ingressantes vem da rede pública de ensino.

A Pró-Reitoria de Graduação apresentou, em maio, as informações sobre o ingresso de estudantes no vestibular 2016, que aprovou 34,6% alunos da rede pública de ensino. Ao analisar como esse número se reflete em cada uma das 42 unidades de ensino e pesquisa da USP, esse porcentual revela uma grande variação.

Enquanto algumas unidades já têm metade de egressos da escola pública, outras ainda estão com o porcentual abaixo do esperado. É o caso da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), onde apenas 14,1% dos calouros cursaram o ensino médio na rede pública. A unidade não aderiu ao Sisu no ano passado.

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) também apresentou baixo porcentual de ingressantes de escola pública: 17,5%. O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) obteve o terceiro pior resultado: 18,3%.

No outro extremo, estão as unidades que atingiram o porcentual de 50% dos seus estudantes oriundos da escola pública. A Faculdade de Educação (FE) apresentou o índice de 55,6%, seguida da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), com 51,6%, e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), com 50,8%.

Vale destacar que a proposta da USP é garantir que cada curso de graduação tenha metade dos seus calouros vindos de escola pública. Os porcentuais mencionados referem-se à totalidade dos cursos dentro de cada unidade.

Ingressantes de escolas públicas nas unidades em 2016

reportagem-02-grafico-escola-publica

Programa busca atrair estudantes da rede pública para a Fuvest com bonificação no vestibular.

Calendário

janeiro, 2019

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pela primeira vez, Sisu tem queda no total de vagas oferecidas
Pela primeira vez, Sisu tem queda no total de vagas oferecidas.

Edição do primeiro semestre de 2019 terá 235.476 vagas, número 1,7% menor que a do ano anterior; desde o lançamento do Sisu, em 2010, crescimento foi contínuo. A edição do primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ter um número menor de vagas do que a do ano anterior. Apesar da […] [mais]

Cai a concorrência de medicina – ainda curso mais disputado da Fuvest
Cai a concorrência de medicina – ainda curso mais disputado da Fuvest.

A Fuvest, fundação responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), divulgou nesta sexta-feira (16) a relação de candidatos por vaga para o vestibular 2019. As três carreiras mais concorridas, repetindo os anos anteriores, são de medicina nos campi de São Paulo (115,2), Ribeirão Preto (108,7) e Bauru (86,9), respectivamente. No entanto, foi observada […] [mais]

Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata
Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula que está localizada na base da bexiga, na frente do reto. É normal haver um aumento natural da próstata à medida que os homens envelhecem. Contudo, o câncer de próstata é causado com um aumento desproporcional […] [mais]