Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social – PAAIS

O que é
O PAAIS é o primeiro programa de ação afirmativa sem cotas implantado em uma universidade brasileira. Instituído em 2004, após aprovação no Conselho Universitário da Unicamp, o PAAIS visa estimular o ingresso de estudantes da rede pública na Unicamp ao mesmo tempo que estimula a diversidade étnica e cultural. O aspecto mais importante do PAAIS é a adição de pontos à nota dos candidatos no vestibular.

Quem pode participar
Todos os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública brasileira de ensino. São consideradas escolas públicas apenas aquelas mantidas pela administração municipal, estadual ou federal. A participação no programa é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição no vestibular.

Como funciona
Os estudantes que optarem pelo PAAIS na inscrição para o vestibular receberão automaticamente 60 pontos a mais na nota da primeira fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas terão, além dos 60 pontos adicionais, mais 20 pontos acrescidos à nota da primeira fase. Para os convocados para a segunda fase, serão adicionados outros 90 pontos à nota da Redação e outros 90 pontos para cada prova da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas receberão, além dos 90 pontos, mais 30 pontos à nota da Redação e mais 30 pontos para cada prova da segunda fase.

Tire suas dúvidas sobre o PAAIS

Quem fez supletivo pode beneficiar-se do PAAIS?
Sim, desde que o estudante tenha feito o supletivo presencial, na forma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em estabelecimento público. Não são aceitas inscrições de candidatos que fizeram cursos supletivos na forma EJA de frequência flexível e atendimento individualizado, mesmo que estes tenham sido cursados em instituições públicas.

Estudei uma parte do ensino médio em escola particular, mas com bolsa integral. Tenho direito aos pontos do PAAIS?
Não. O estudante precisa ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública.

Se a opção pelo PAAIS é feita na inscrição para o vestibular, em que momento será a comprovação?
Os candidatos que optarem pelo programa receberão os pontos automaticamente e caso sejam aprovados, deverão apresentar no ato da matrícula, o Histórico Escolar completo que comprove ter feito o ensino médio ou o supletivo presencial integralmente na rede pública.

Quem fez cursinho, juntamente ou depois do ensino médio em escola pública, pode participar do PAAIS?
Sim. A Unicamp analisará o Histórico Escolar do ensino médio, independentemente da realização ou não pelo candidato de algum curso preparatório.

Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas de escolas particulares têm direito aos pontos do PAAIS?
Não. O requisito básico é ter estudado na rede pública de ensino.

Como será a comprovação para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas?
Não haverá comprovação, já que se trata de autodeclaração.

 Fonte: Comvest.

Calendário

março, 2019

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enem 2019
Enem 2019.

Enem 2019 será realizado em 3 e 10 de novembro; saiba quando se inscrever.   As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, conforme divulgado hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela prova.   Esta será […] [mais]

Enem 2018: resultado é divulgado pelo Inep; veja como consultar a nota
Enem 2018: resultado é divulgado pelo Inep; veja como consultar a nota.

Resultado dos treineiros só será divulgado no dia 18 de março. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (18). Para acessar, os candidatos que fizeram o exame devem entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/), incluir o CPF e a senha cadastrada. A nota do Enem só […] [mais]

Sobe para 37 o total de universidades que aceitam notas do Enem em Portugal
Sobe para 37 o total de universidades que aceitam notas do Enem em Portugal.

Inep assinou novo convênio com a Universidade Europeia de Lisboa. A Universidade Europeia de Lisboa será a 37ª instituição de ensino superior de Portugal que vai aceitar o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de alunos brasileiros. O novo convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi […] [mais]