Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social – PAAIS

O que é
O PAAIS é o primeiro programa de ação afirmativa sem cotas implantado em uma universidade brasileira. Instituído em 2004, após aprovação no Conselho Universitário da Unicamp, o PAAIS visa estimular o ingresso de estudantes da rede pública na Unicamp ao mesmo tempo que estimula a diversidade étnica e cultural. O aspecto mais importante do PAAIS é a adição de pontos à nota dos candidatos no vestibular.

Quem pode participar
Todos os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública brasileira de ensino. São consideradas escolas públicas apenas aquelas mantidas pela administração municipal, estadual ou federal. A participação no programa é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição no vestibular.

Como funciona
Os estudantes que optarem pelo PAAIS na inscrição para o vestibular receberão automaticamente 60 pontos a mais na nota da primeira fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas terão, além dos 60 pontos adicionais, mais 20 pontos acrescidos à nota da primeira fase. Para os convocados para a segunda fase, serão adicionados outros 90 pontos à nota da Redação e outros 90 pontos para cada prova da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas receberão, além dos 90 pontos, mais 30 pontos à nota da Redação e mais 30 pontos para cada prova da segunda fase.

Tire suas dúvidas sobre o PAAIS

Quem fez supletivo pode beneficiar-se do PAAIS?
Sim, desde que o estudante tenha feito o supletivo presencial, na forma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em estabelecimento público. Não são aceitas inscrições de candidatos que fizeram cursos supletivos na forma EJA de frequência flexível e atendimento individualizado, mesmo que estes tenham sido cursados em instituições públicas.

Estudei uma parte do ensino médio em escola particular, mas com bolsa integral. Tenho direito aos pontos do PAAIS?
Não. O estudante precisa ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública.

Se a opção pelo PAAIS é feita na inscrição para o vestibular, em que momento será a comprovação?
Os candidatos que optarem pelo programa receberão os pontos automaticamente e caso sejam aprovados, deverão apresentar no ato da matrícula, o Histórico Escolar completo que comprove ter feito o ensino médio ou o supletivo presencial integralmente na rede pública.

Quem fez cursinho, juntamente ou depois do ensino médio em escola pública, pode participar do PAAIS?
Sim. A Unicamp analisará o Histórico Escolar do ensino médio, independentemente da realização ou não pelo candidato de algum curso preparatório.

Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas de escolas particulares têm direito aos pontos do PAAIS?
Não. O requisito básico é ter estudado na rede pública de ensino.

Como será a comprovação para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas?
Não haverá comprovação, já que se trata de autodeclaração.

 Fonte: Comvest.

Calendário

novembro, 2018

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata
Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula que está localizada na base da bexiga, na frente do reto. É normal haver um aumento natural da próstata à medida que os homens envelhecem. Contudo, o câncer de próstata é causado com um aumento desproporcional […] [mais]

Enem 2018: locais de prova estão disponíveis para consulta no cartão de confirmação
Enem 2018: locais de prova estão disponíveis para consulta no cartão de confirmação.

Para acessar a informação, é necessário número do CPF e senha. Exame acontece nos dias 4 e 11 de novembro. Os candidatos que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio 2018 podem consultar a partir desta segunda-feira (22), o cartão de confirmação com o local e o horário das provas. Para acessar o documento, é necessário […] [mais]

A pedido do MEC, governo adia início do horário de verão por causa do Enem 2018
A pedido do MEC, governo adia início do horário de verão por causa do Enem 2018.

Antes previsto para o dia 4 de novembro, o novo horário deve entrar em vigor no dia 18 seguinte. O presidente Michel Temer resolveu atender o pedido do Ministério da Educação (MEC) para adiar o início do horário de verão. A mudança nos relógios estava prevista para o dia 4 de novembro, primeiro dia de provas […] [mais]