Seis instituições de ensino aplicam vestibular a partir deste sábado

Nos próximos sábado (7) e domingo (8), seis instituições de ensino aplicam as primeiras provas de seus vestibulares 2016. Entre as universidades, duas são públicas – Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – e quatro particulares – Insper-SP, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Amanhã (7), os candidatos às quase 5 mil vagas oferecidas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) enfrentam as provas gerais do processo seletivo. Serão aplicadas 60 questões objetivas das áreas de Linguagens, Códigos e Ciências Sociais, Língua Estrangeira, Ciência da Natureza e Matemática e uma redação. Os portões estarão abertos a partir das 12h e para ter acesso às salas é obrigatória a apresentação do cartão de identificação e de um documento de identidade original com foto. As provas têm início às 13h e terminam às 17h30. O resultado do vestibular será divulgado dia 26 de novembro.

Já no domingo (8), acontecem outros cinco vestibulares pelo país. No sul, das 14h às 19h, a UFPR promove a primeira fase de seu processo seletivo. A prova consiste em 80 testes de todas disciplinas. Para realizar o exame, os candidatos devem apresentar documento de identidade e comprovante de ensalamento. Só será permitido o uso de caneta esferográfica transparente de tinta preta, lápis ou lapiseira e borracha. A lista de convocados para a segunda fase sai dia 23 deste mês.

No mesmo dia, a Uema dá início ao Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2016 em mais de 20 cidades do Maranhão. Para esta edição, o vestibular terá seu formato alterado, passando a acontecer em dois dias consecutivos, com provas das 13h às 18h. No domingo, mais de 42 mil inscritos deverão resolver 60 questões de todas disciplinas. No dia 9, serão aplicadas 12 questões discursivas de duas matérias específicas e uma redação. Para ter acesso às salas, é necessário apresentar documento de identidade. Segundo a universidade, a primeira chamada deve ser divulgada até 15 de janeiro.

Em São Paulo, das 9h às 13h, a Metodista aplica as provas de seu vestibular para os cursos presenciais de graduação. Os candidatos devem se apresentar aos locais de prova com 45 minutos de antecedência, tendo em mãos um documento de identidade original. O exame é composto por 40 perguntas de múltipla escolha de conhecimento gerais e uma redação. O resultado do processo seletivo será liberado no próximo dia 10, após as 18h, no site da universidade.

Também na capital paulista, os concorrentes às 285 vagas oferecidas pelo Insper realizam as provas em dois períodos, das 8h às 12h e das 14h às 17h. No primeiro horário, serão aplicadas 30 questões de análise verbal e uma redação. Na segunda etapa, são 35 testes de análise quantitativa e lógica. O acesso às salas será permitido a partir de 40 minutos antes do início do exame mediante a apresentação de documento de identidade, protocolo de inscrição e comprovante de pagamento. A primeira chamada sai dia 25 deste mês.

Por fim, as unidades da ESPM de São Paulo e Rio de Janeiro realizam seus vestibulares 2016 simultaneamente, das 10h às 15h. Serão aplicadas 80 questões objetivas de Português, Matemática, Inglês e Humanidades e Cultura Geral Contemporânea, além de redação. A instituição recomenda que os candidatos se apresentem com uma hora de antecedência. Para ter acesso às salas, é obrigatória a apresentação de um documento de identidade original. As listas dos convocados para matrícula nas unidades carioca e paulista serão divulgadas nos dias 13 e 16 de novembro, respectivamente, no site da ESPM. 

FONTE

Calendário

janeiro, 2019

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pela primeira vez, Sisu tem queda no total de vagas oferecidas
Pela primeira vez, Sisu tem queda no total de vagas oferecidas.

Edição do primeiro semestre de 2019 terá 235.476 vagas, número 1,7% menor que a do ano anterior; desde o lançamento do Sisu, em 2010, crescimento foi contínuo. A edição do primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ter um número menor de vagas do que a do ano anterior. Apesar da […] [mais]

Cai a concorrência de medicina – ainda curso mais disputado da Fuvest
Cai a concorrência de medicina – ainda curso mais disputado da Fuvest.

A Fuvest, fundação responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), divulgou nesta sexta-feira (16) a relação de candidatos por vaga para o vestibular 2019. As três carreiras mais concorridas, repetindo os anos anteriores, são de medicina nos campi de São Paulo (115,2), Ribeirão Preto (108,7) e Bauru (86,9), respectivamente. No entanto, foi observada […] [mais]

Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata
Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula que está localizada na base da bexiga, na frente do reto. É normal haver um aumento natural da próstata à medida que os homens envelhecem. Contudo, o câncer de próstata é causado com um aumento desproporcional […] [mais]