SISU 2018: Inscrições, Vagas, Resultado e Lista de Espera

SISU 2018 oferece a oportunidade para milhares de estudantes terem acesso ao nível superior em instituições públicas que são financiadas pelo governo, sendo assim, o aluno terá acesso a educação gratuita. Aqui nós vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o SISU 2018, como se inscrever, como funciona e muito mais. 

 Diferente do ProUni que oferece bolsas integrais ou parciais em Universidades privadas, o SISU 2018 oferece bolsas de 100% para os alunos em instituição públicas de ensino.

O Programa SISU 2018 foi desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação), onde os candidatos concorrem a vagas participando do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Participar das inscrições do SISU é totalmente gratuito, e todos os anos acontecem a seleção para novos alunos.

Não perca as datas do SISU 2018, pois sua seleção ocorre no início e na metade do ano.

Como funciona o SISU 2018?

Todo o processo seletivo que é realizado para selecionar os estudantes são feitos em uma única etapa.

Na realização do SISU 2018 inscrições o estudante tem a possibilidade de escolher até duas opções de cursos, sendo a primeira opção a que será considerada com mais prioridade pelo sistema de seleção do SISU.

  • O participante realiza a inscrição através do site do SISU 2018, podendo escolher até duas opções de cursos;
  • Todos os dias, no período em que as inscrições acontecendo, é importante que todos os inscritos acessem o site para verificarem sua nota de corte. Caso o candidato não esteja dentro da nota de corte ele irá escolher se permanece concorrendo a vaga ou muda de curso;
  • Quando encerrarem as inscrições, após alguns dias é liberado o resultado;
  • Quem for selecionado precisa comparecer a universidade para realizar a matrícula;
  • SISU 2018 ocorre duas vezes ao ano: a cada seis meses.

Inscrições SISU 2018

As inscrições para o SISU 2018 ainda não foram iniciadas, sendo preciso esperar um pouco, porém todo o processo de inscrição é muito fácil de ser realizado e pode ser feito através do site.

  • 1º Passo 
    Ter realizado o ENEM do ano anterior a inscrição, ou seja, para se inscrever no SISU 2018 é necessário ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio em 2017;
  • 2º Passo
    Antes de começar sua inscrição é preciso confirmar seus dados para que o sistema do SISU 2018 entre em contato com você (candidato);

Preencher: Número de Inscrição do ENEM e Senha do ENEM

  • 3º Passo
    Realizar a inscrição, escolhendo até duas opções de cursos (pode ser diferentes universidades);
  • 4º Passo
    Procure por vagas nas universidades mais próximas a você;
  • 5º Passo 
    Agora é hora de escolher a modalidade que deseja concorrer no SISU 2018cotas ou livre concorrência;
  • 6º Passo
    Confirmar Inscrição para poder concorrer as vagas que foram escolhidas por você.
  • É importante lembrar que apenas uma vaga será escolhida, ou seja, caso você passe na primeira opção de curso escolhida no SISU 2018 a segunda escolha será automaticamente desconsiderada pelo programa.

    Documentação para matrícula

    Caso você seja um dos sortudos que irá conseguir ser aprovado, saiba que é necessário comparecer a universidade com algumas documentos importantes:

    • RG;
    • CPF;
    • Certidão de Casamento ou Nascimento;
    • Reservista (para homens);
    • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Histórico Escolar.

    Todos os documentos citados acima necessitam ser cópias legíveis e autenticadas.

    • Questionário Socioeconômico e ficha de dados cadastrais que se pode ser encontrada no site do SISU 2018;
    • Certidão de Quitação Eleitoral que pode ser encontrada no site
    • Foto 3×4.

    Os três últimos documentos citados precisam obrigatoriamente ser originais.

    Existe a possibilidade de que a Universidade em que você irá estudar solicite outros documentos, para isso, basta entrar no site da instituição e se informar.

    Para entender com detalhes os documentos necessários no SISU, clique aqui!

    Renda Mensal

    Para o aluno poder participar do SISU 2018 não é necessário possuir uma cota mínima, exceto se você escolher pela opção de cotas que é preciso ter como renda bruta mensal per capita um salário mínimo e meio por pessoa.

    Já para aqueles que escolherem ampla concorrência, não é preciso ter uma renda fixa.

    ✓ Saiba mais sobre Inscrições SISU 2018.

    SISU 2018 – Primeira e Segunda Chamada

    A primeira chamada é para os alunos que passaram após o ato de inscrição, ou seja, para aqueles que se inscrevem e passaram em uma das opções escolhidas no SISU 2018.

    De acordo com o cronograma SISU 2018, após o período de inscrições da primeira chamada, o Ministério da Educação convoca aqueles alunos que foram aprovados na segunda chamada.

    E é importante frisar que aqueles alunos que forem convocados para ocupar vagas na segunda chamada é preciso ir até a instituição de ensino se informar sobre os dias, horário e prazo para realizar a matrícula.

    Nota de Corte SISU 2018

    Muitos devem se questionar para que serve a nota de corte do SISU 2018 e a resposta é simples: a nota de corte é a menor nota que é preciso para os alunos que se candidataram a vaga terem uma chance de passar.

    A nota de corte serve para que os alunos saibam em qual posição está diante das demais pessoas que se candidataram a mesma vaga.

    A partir da nota de corte, o aluno tem uma ideia da sua pontuação, e assim, decide se irá continuar com concorrendo a vaga ou modificar.

    A note de corte é modificada todos os dias, então é necessário que o aluno entre no site do SISU.

    Modalidades de Cotas e Ampla Concorrência

    Ao realizar as inscrições pro SISU 2018 será necessário optar por uma das modalidades: cotas ou ampla concorrência, mas muitos tem dúvidas sobre quem pode se inscrever em cada uma dessas modalidades, e nós vamos explicar sobre cada uma delas.

    Cotas 

    Os candidatos que podem optar pelo sistema de cotas são:

    • Alunos que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou particular através de bolsa integral;
    • Candidatos que possuam renda per capita de até um salário e meio por pessoa;
    • Alunos que são negros, indígenas ou pardos.

    Ampla Concorrência

    Essa modalidade pode confundir a cabeça de muitas pessoas, já que podem se questionar quem pode participar, já que a modalidade de cotas, citada logo acima, é destinado para alunos negros e que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública. O SISU 2018 oferece a ampla concorrência para:

    • Alunos que cursaram o ensino médio em escola particular;
    • E qualquer pessoa que deseje concorrer nessa modalidade.

    Preparamos um post explicando mais sobre os requisitos SISU a serem obedecidos, clique aqui e confira.

    SISU 2018 Vagas Ofertadas 

    Não existem quantidades de vagas exatas disponibilizadas pela SISU 2018, pois tudo isso depende de quantas vagas as Universidades irão ofertar, e isso, os alunos só irão saber no momento da inscrição.

    Para aqueles que irão realizar as inscrições do SISU 2018 é importante ficar atento no ato da inscrição, já que o candidato só pode escolher no máximo duas opções de curso.
    No caso de dúvidas quanto as regras, o ideal é recorrer o edital SISU 2018.

    E é importante frisar, como já foi falado anteriormente, o candidato precisa escolher de forma sábia qual será sua primeira opção de curso e sua segunda opção de curso, pois, a primeira opção é a que será considerada mais importante.

    Resultado SISU 2018

    Para realizar a consulta do SISU 2018 basta você acessar o site do SISU, basta preencher:

    • Número da sua Inscrição;
    • Senha;
    • Código de Verificação.

    Após acessar o site indicado acima e verificar se foi aprovado ou não é hora de correr para realizar a matrícula e apresentar os documentos solicitados (que já informamos ao longo do texto).

    Caso a sua aprovação não tenha acontecido em nenhuma das duas opções é hora de se candidatar para a lista de espera, que vamos explicar agora.

    Lista de Espera SISU 2018

    Quem pode participar da lista de espera do SISU? 

    A resposta é simples: todos os alunos que se inscreverem no SISU 2018 e não conseguiram aprovação em nenhuma das opções escolhidas.

    Para poder concorrer a lista de espera do SISU basta acessar o site, entrar com seu login e senha na sua conta e manisfestar interesse em participar da lista de espera.

    Lembrando que na lista de espera o aluno concorrerá apenas a primeira escolha que ele optou ao realizar as inscrições.

 

Fonte

Calendário

janeiro, 2018

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições do Sisu 2018 estão abertas
Inscrições do Sisu 2018 estão abertas.

Candidatos podem escolher até duas opções de curso As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2018 já estão abertas! Os interessados podem se inscrever até esta sexta-feira (26). O Sisu é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas (federais e estaduais) de ensino superior usando […] [mais]

14 perguntas e respostas sobre o Sisu
14 perguntas e respostas sobre o Sisu.

Tire suas dúvidas sobre o Sistema de Seleção Unificada   O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São realizados dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo […] [mais]

Veja dicas para escolher seu curso no Sisu
Veja dicas para escolher seu curso no Sisu.

Inscrições para o Sisu 2018 ocorrem entre os dias 23 e 26 de janeiro O período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2018 terá início no dia 23 de janeiro e vai até as 23h59 do dia 26. O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior […] [mais]