MEC oficializa pedido para adiar horário de verão por causa do Enem

Solicitação, que já havia sido feita em caráter informal conforme revelou o GLOBO, foi encaminhada à Casa Civil
 

BRASÍLIA – O Ministério da Educação (MEC) formalizou nesta quinta-feira o pedido para adiamento do início do horário de verão neste ano por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme o GLOBO revelou ontem, o pedido já havia sido feito, em caráter informal, ao presidente Michel Temer e aos auxiliares mais próximos do mandatário. O ofício já está na Casa Civil.

Mesmo com a existência de um decreto de dezembro de 2017 estabelecendo que o horário de verão em parte do território brasileiro, onde os relógios devem ser adiantados em uma hora, comece no primeiro domingo de novembro, técnicos do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) escolheram o mesmo dia para a primeira prova do Enem. O exame é aplicado em dois domingos consecutivos. Neste ano, está marcado para 4 e 11 de novembro.

A confusão que a mudança nos relógios pode gerar entre os candidatos e as dificuldades de logística na região Norte, onde determinados municípios chegam a ter três horas de diferença em relação ao horário de Brasília durante o horário especial, motivaram o pedido do MEC. Só recentemente os técnicos do governo perceberam a coincidência entre as datas.

Todos os participantes têm de começar a fazer o Enem no mesmo horário por questões de segurança. A referência é o horário de Brasília. O exame é porta de entrada para o ensino superior público federal e outras instituições, para acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para obter bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

As equipes que elaboraram o edital do Enem 2018, publicado em março, ignoraram o decreto de Temer que definia o primeiro domingo de novembro como o início do horário de verão. É a primeira vez que a nova regra será aplicada. Antes, o horário especial costumava começar ainda em outubro.

Fonte

Calendário

janeiro, 2019

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pela primeira vez, Sisu tem queda no total de vagas oferecidas
Pela primeira vez, Sisu tem queda no total de vagas oferecidas.

Edição do primeiro semestre de 2019 terá 235.476 vagas, número 1,7% menor que a do ano anterior; desde o lançamento do Sisu, em 2010, crescimento foi contínuo. A edição do primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ter um número menor de vagas do que a do ano anterior. Apesar da […] [mais]

Cai a concorrência de medicina – ainda curso mais disputado da Fuvest
Cai a concorrência de medicina – ainda curso mais disputado da Fuvest.

A Fuvest, fundação responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), divulgou nesta sexta-feira (16) a relação de candidatos por vaga para o vestibular 2019. As três carreiras mais concorridas, repetindo os anos anteriores, são de medicina nos campi de São Paulo (115,2), Ribeirão Preto (108,7) e Bauru (86,9), respectivamente. No entanto, foi observada […] [mais]

Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata
Novembro: Mês da Conscientização do Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula que está localizada na base da bexiga, na frente do reto. É normal haver um aumento natural da próstata à medida que os homens envelhecem. Contudo, o câncer de próstata é causado com um aumento desproporcional […] [mais]