Unicamp isenta número recorde de candidatos do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular 2018

Número de contemplados com o benefício ultrapassa, pela primeira vez, oito mil estudantes e é o maior registrado desde o início do programa.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai beneficiar 8.650 candidatoscom a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2018. O número é 15,6% maior que o do ano passado, quando 7.302 candidatos foram beneficiados. O número de contemplados é o maior já registrado pela Comvest desde 2000, quando a Unicamp iniciou seu programa de isenção da taxa do vestibular. Este ano, a Comvest recebeu 9.934 pedidos e todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados. Os contemplados já podem consultar, na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), o código de isento necessário para se inscrever no vestibular sem precisar pagar a taxa, que será de 165,00 reais. Os candidatos beneficiados também receberão uma mensagem via correio eletrônico, contendo o código de isento. As inscrições para o Vestibular Unicamp 2018 serão realizadas entre os dias 31 de julho e 31 de agosto, exclusivamente pela internet, em www.comvest.unicamp.br.

Importante: Os candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa não são automaticamente inscritos no vestibular. É preciso realizar a inscrição, no mesmo período dos demais candidatos, utilizando o código específico de candidato isento. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2018 foram encerrados em maio. O calendário completo do Vestibular Unicamp 2018 está disponível na página da Comvest na internet.

As isenções da taxa de inscrição foram oferecidas em três modalidades. A maior parte das isenções concedidas foi para a modalidade 1, dirigida a estudantes provenientes de famílias de baixa renda, que cursaram o ensino médio em escolas públicas, em que 7.528 estudantes receberam o benefício. Já na modalidade 2, para funcionários da Unicamp/Funcamp, 20 candidatos tiveram isenção da taxa de inscrição. Na modalidade 3, dirigida a todos os candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Pedagogia e Matemática), 1.102 candidatos foram beneficiados.

O programa de isenção do Vestibular Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê pontos adicionais na nota final de candidatos que tenham cursado o ensino médio na rede pública brasileira. Os estudantes que optam pelo PAAIS na inscrição para o vestibular, recebem automaticamente 60 pontos a mais na nota da primeira fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas têm, além dos 60 pontos adicionais, mais 20 pontos acrescidos à nota da primeira fase. Para os convocados para a segunda fase, são adicionados outros 90 pontos à nota da Redação e outros 90 pontos às demais provas da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas recebem, além dos 90 pontos, mais 30 pontos à nota da Redação e mais 30 pontos para as demais provas da segunda fase.

 

Fonte

Calendário

fevereiro, 2019

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

Sem eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enem 2018: resultado é divulgado pelo Inep; veja como consultar a nota
Enem 2018: resultado é divulgado pelo Inep; veja como consultar a nota.

Resultado dos treineiros só será divulgado no dia 18 de março. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (18). Para acessar, os candidatos que fizeram o exame devem entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/), incluir o CPF e a senha cadastrada. A nota do Enem só […] [mais]

Sobe para 37 o total de universidades que aceitam notas do Enem em Portugal
Sobe para 37 o total de universidades que aceitam notas do Enem em Portugal.

Inep assinou novo convênio com a Universidade Europeia de Lisboa. A Universidade Europeia de Lisboa será a 37ª instituição de ensino superior de Portugal que vai aceitar o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de alunos brasileiros. O novo convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi […] [mais]

Ministério da Educação define regras para o Fies do primeiro semestre de 2019
Ministério da Educação define regras para o Fies do primeiro semestre de 2019.

Inscrições de 5 a 12 de fevereiro de 2019 O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. A portaria mantém as regras sobre quem poderá participar do financiamento: Quem tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, tenha nota igual ou maior […] [mais]