OUTUBRITE!? Descubra o que é e saiba como combatê-la!!!

Nesta época, muitos alunos procuram ajuda pois seu corpo aponta, mesmo que levemente, sinais de cansaço (nem sabe mais se é físico ou mental), stress, insegurança, desespero, culpa… isso nada mais são do que sintomas do que chamamos de “Outubrite”, uma “síndrome” que costuma aparecer nos vestibulandos todos os anos, no final de setembro e no mês de outubro.

Pudera, estão há tempo abdicando de compromissos sociais, vivendo intensamente conflitos da adolescência, tomando importantes decisões que influenciarão bastante na vida de vocês. Isso sem contar a pressão pessoal e familiar, aliada à intensa rotina de estudos e a forte competição. Sendo assim, nada mais esperado (infelizmente) um alto nível de estress pré-vestibular. E que se passar despercebida, tal tensão, pode se agravar com o tempo, chegando a prejudicar o estudante em seus estudos e, até mesmo, em seu desempenho no dia das provas.

Para evitar esse tipo de situação, é preciso, em primeiro lugar, identificar e reconhecer os sintomas do stress, como insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão. Esses sinais, se prolongados, podem resultar em indisposições gástricas, perda de memória, distúrbio de sono e humor além de, inclusive, em uma doença crônica, que pode se transformar em um ciclo vicioso de irritação e desgaste mental.

Definir os horários para cada tipo de atividade e fixar a atenção apenas em uma coisa de cada vez pode ser um bom método para prevenir o stress. Esse tipo de hábito contribui para a administração da ansiedade e o controle emocional do estudante. Além disso, também é preciso reservar uma parte do tempo para o lazer, práticas relaxantes e, inclusive, atividades físicas como forma de canalizar as energias do vestibulando.

Evitar comentar sobre vestibular durante o lazer, prestar atenção na respiração e fugir dos excessos são outras formas de coibir o stress. Outra questão é a cobrança descontrolada para conseguir êxito nos processos seletivos. Nesta fase, o apoio dos pais e amigos também é de fundamental importância para estimular a confiança e o pensamento positivo do vestibulando.

Se alimentar bem e dormir pelo menos sete horas por dia também podem auxiliar na concentração e desempenho do estudante. Mantendo o corpo descansado, automaticamente a mente fica tranquila. Caminhar ou correr pela manhã e tomar chás calmantes durante o dia, como o de camomila, são outros hábitos que aliviam as tensões, controlam o stress e equilibram o estado de espírito do vestibulando. Mas cada um pode descobrir a sua forma de se acalmar ou diminuir o grau de ansiedade.

Considerado o mal do século, o stress atinge, hoje, grande parte dos jovens, prevalecendo inclusive na fase adulta, por isso, se esse desconforto tomar grandes proporções, procure um profissional para iniciar um tratamento imediatamente. Além de prejudicar os seus estudos, o stress também pode gerar alterações indesejáveis e irreparáveis, resultando, assim, em efeitos negativos para a saúde e bem-estar do ser humano.

Calendário

fevereiro, 2018

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

Sem eventos.

ÚLTIMOS POSTS

R4 – Física Fuvest
R4 – Física Fuvest.

Olá meus queridos! Segue a R4 de física pra vocês. Revisão R4 FUVEST Física Bons estudos! [mais]

R4 – Química
R4 – Química.

Olá pessoal! Segue a lista R4 da Fuvest pra vocês, com gabarito. REVISÃO R4 FUVEST quimica Bons estudos! [mais]

Propostas de Redações FUVEST (2000 – 2017)
Propostas de Redações FUVEST (2000 – 2017).

Olá pessoal! Como prometido estou enviando um arquivo com as propostas de redações da Fuvest, desde o ano 2000 até 2017. FUVEST redações 2000 – 2017 Bons estudos!   [mais]