Como se preparar para a Unicamp de Portas Abertas?

Fundada em 1962, a Universidade Estadual de Campinas é uma das melhores Universidades da América Latina e é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. No dia 19 de Maio, a UNICAMP abrirá suas portas para receber estudantes do Brasil inteiro. Veja aqui o que você precisa saber para aproveitar ao máximo este evento.

Por Yumi Yamada

Vídeo da Secretaria de Comunicação – TV Unicamp

A UPA

Realizado continuamente desde 2003, teve sua origens em eventos similares na década de 1980, o evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) se consolidou como um dos mais importantes do Brasil. Não apenas pela quantidade de escolas e estudantes que visitam o maior campus da Unicamp, em Campinas (SP), mas também pela estrutura mobilizada pela Universidade para recepcionar os visitantes. Em 2014, por exemplo, o campus chegou a receber 50 mil pessoas durante a UPA. Na última edição, realizada em 2016, a UPA contou com a presença de cerca de 33 mil visitantes vindos de escolas de todo o País.

Para receber estudantes e professores, a universidade se prepara, todos os anos, de maneira que os visitantes possam participar de atividades como oficinas, visitas a laboratórios de pesquisa, palestras e apresentações culturais. É uma oportunidade para que estudantes circulem e conheçam a Universidade, os cursos oferecidos e tenham contato com as metodologias de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus. Assim, os visitantes podem ver de perto mais de 20 unidades de ensino e pesquisa, quatro hospitais, mais de duas dezenas de bibliotecas e centenas de laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.

Desta maneira, a UPA no campus está consolidada como um modelo de apresentação da Unicamp para a sociedade, em que a Universidade apresenta as alternativas para a formação dos estudantes e como é viver numa das principais universidades do País.

Horários

No dia 19 de maio, sábado, a nossa saída do Anglo será às 6h30. Procure chegar com 15 minutos de antecedência para receber todas as instruções sobre o passeio, bem como os telefones de emergência para contato com a nossa Equipe. O evento começa às 9h e se estende até às 17h, horário que deveremos nos encontrar na frente do Centro de Convenções da Unicamp para retorno.  A previsão de chegada em Guarulhos é às 19h30.

Anglo Guarulhos na UPA 2013 – Em frente ao Centro de Convenções.

 

Área Externa do Centro de Convenções: Ponto de encontro para aguardar os ônibus para retorno (UPA 2015).

Fique de olho na previsão do tempo





Sairemos bem cedo de Guarulhos e estamos no outono, certo? Isso significa que a temperatura pode variar muito ao longo do dia. Procure usar camisetas de manga curta e roupas leves por baixo do seu moleton/casaco. Em Campinas costuma fazer bastante sol e a amplitude térmica pode ser de até 15ºC no mês de Maio! Então, cheque a previsão do tempo para Campinas antes de sair de casa e mesmo que esteja frio de manhã, prepare-se para um dia ensolarado.

[Não seja a pessoa que vai de camisa de manga longa e passa calor o dia inteiro!]

Utilize calçados apropriados

Na UNICAMP, é possível conhecer inúmeros institutos com o auxilio do “Rota à Pé”, alunos da UNICAMP estarão à disposição dos visitantes para levá-los a determinados institutos à pé. Vocês também contarão com ônibus gratuitos para levá-los aos institutos mais distantes, como o da Medicina, por exemplo.

Imagem relacionada

Fila para ônibus de institutos mais distantes. Não se assuste, em cada ônibus cabem de 46 a 70 pessoas (depende do modelo do ônibus). O sistema de transporte público da UNICAMP é disponibilizado exclusivamente para os visitantes no dia do evento.

 

Sendo assim, procure ir com um calçado confortável, SEMPRE, e lembre-se: a UNICAMP também tem uma extensa área verde. Então, procure não ir com aquele tênis novo e branquinho também…

Veja o Mapa da Unicamp abaixo:

 

Prepare seu celular

Assim que chegamos na UNICAMP é possível  conseguir, com a Equipe Organizadora do Evento, um mapa do campus. Mas você também pode fazer download do App UPA.

Takashi e Sérgio com o Guia da Unicamp. (UPA 2016)

O aplicativo “UPA” desenvolvido pelo Centro de Computação da UNICAMP, tem por finalidade oferecer aos participantes da UPA (Unicamp de Portas Abertas), que possuem um dispositivo móvel a facilidade da geolocalização. A partir da localização do participante, o aplicativo traça rotas de deslocamento até o ponto desejado.

* Novidade: É possível avaliar o evento onde 1 estrela indica a pior avaliação e 5 estrelas indicam a melhor.

A rota pode ser traçada considerando os parâmetros a escolher “carro” ou “a pé”. Na opção “a pé” é possível fazer trajetos na contramão.

Há cerca de 42 pontos de interesse pré-cadastrados, que podem não corresponder necessariamente aos locais físicos das unidades/órgãos. Os estandes destas unidades/órgãos poderão estar situados em outros locais e o aplicativo fará o direcionamento correto. Detalhes de horário e local de funcionamento do estande também estarão disponíveis ao se tocar no balão azul do destino.

Neste aplicativo também existe a opção de acesso aos portais da UPA, UNICAMP e CCUEC, facilitando, desta forma, o acesso a algumas informações essenciais do evento e da universidade.

QR code para App UPA AndroidQR code para App UPA na App Store

Para utilizá-lo, você precisará ativar o GPS, portanto será necessário ter conexão com a internet, e o mais importante: BATERIA. Procure economizar a bateria do seu celular e leve um carregador para casos de emergência (lembre-se que nossa equipe também vai passar nossos telefones de contato direto).

 

Alimentação

Próximo ao Centro de Convenções e da Praça do Ciclo Básico terão diversos Food Trucks e barraquinhas de comida de rua, então não se esqueça de levar dinheiro.

Camila e Jaque aprovaram a batata frita… Já o Ikeda foi combinando com a van de sorvete… 😀 (UPA 2016)

Você também pode levar lanches, mas sugerimos que deixe para comprar as bebidas lá e não se esqueçam que os alimentos que levarem de casa não podem depender de refrigeração. Faça um “Pic-Nic” com os amigos na hora do almoço, leve uma canga (daquelas de praia) para poder descansar um pouco…

Descansando na hora do almoço – na foto: Verônica (ex-aluna), Yumi (MKT) e Fernando (professor de português)… (UPA 2010)

 

Amigos, Amigos… Roteiros à Parte.

É claro que você espera curtir este momento 100%  com seus amigos, nós sabemos disso. Neste post, nós já mostramos as filas para conhecer alguns institutos, lembre-se: Você terá que pegar fila de novo para voltar para a praça do Ciclo Básico… Veja: se você e mais 2 amigos querem visitar o prédio da Medicina, sua amiga quer visitar o prédio da Engenharia de Alimentos, seu amigo quer conhecer o Instituto de Artes, tem outros 2 que querem ir no IFCH, outra na Física, um amigo quer conversar com os veteranos de Farmácia e mais dois amigos querem conhecer o prédio de Engenharia Elétrica… poxa, são muitos lugares! 

Procurem caminhar em pequenos grupos, com interesses em comum. Parece chato da nossa parte dizer isso, mas a UPA foi criada para você conhecer e tirar suas dúvidas sobre o curso que pretende prestar no vestibular e passar os próximos 4, 5 ou até 6 anos estudando. Nossa expectativa é que você consiga se decidir entre Engenharia Elétrica ou Engenharia da Computação, entre História ou Biologia, Artes, Midialogia ou Arquitetura…

Todos os institutos oferecem atividades para os visitantes, que variam entre palestras, atividades práticas, visitas a laboratórios, conversa com professores e alunos. Você não quer deixar de fazer algo que realmente quer ver, para ter que se deslocar para um instituto que não tem nada a ver com você, certo? Ou o pior: Não conseguir ver tudo que gostaria de ver…

Alunos do Anglo Guarulhos conhecendo o processo de fabricação de salgadinhos na Faculdade de Engenharia de Alimentos (UPA 2014).

Nossa dica é: Aproveite essa oportunidade ao máximo! Afinal, a UNICAMP só promove um UPA por ano… Tenha autonomia e determinação na hora de decidir seu próprio roteiro e não tenha medo ou vergonha de dizer ao seu melhor amigo que não vai dar pra ir com ele até o prédio da Medicina porque você precisa ver como é estudar 4 tipos diferentes de Engenharia.

 

Programação

Antes do evento, você consegue se organizar analisando a programação de cada instituto. A programação é bem extensa (acesse aqui) mas vale a pena olhar a programação de todos os institutos, mesmo que não seja do seu curso de interesse. Aí você nos pergunta: “Mas porquê? Não tem nada a ver comigo!”… Vamos lá:

No Centro de Convenções terá uma palestra com o Professor José Alves de Freitas Neto, Coordenador da COMVEST, sobre como ingressar na UNICAMP. Os alunos da Faculdade de Engenharia de Alimentos vão oferecer a seguinte palestra: “O que fazer? Dúvidas sobre o vestibular, ingresso na Unicamp, custo de vida.a Editora UNICAMP, além de preparar um estande de vendas de livros com descontos especiais, vai realizar o lançamento do livro Redações Unicamp 2018 na Livraria do IEL com Márcia Abreu (Diretora da Editora da Unicamp) e José Alves (Coordenador da Comvest).

A Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação terá a palestra “Women in Engineering” com uma conversa sobre a carreira na área de exatas com o intuito de desmistificar a engenharia, principalmente, para as meninas. No Instituto de Economia serão oferecidas palestras sobre os Desafios da Economia Brasileira e sobre a Crise Industrial Brasileira. No Instituto de Filosofia e Ciências Humanas terá exposições sobre “Marielle”, “Feminismo e Filosofia – o que tem a ver?”, “Narrativas sobre o continente africano e os perigos de uma história única”, “Pantera Negra: Indústria Cultural e Representatividade”, entre outras.

Enfim, já deu pra notar que a visita à UNICAMP é muito enriquecedora, mesmo para alunos que não pretendem estudar em Campinas. Confira com cuidado e sempre com a ajuda do App UPA ou da rota a pé do GoogleMaps – isso porque alguns institutos são mais distantes, então considere o tempo de deslocamento entre um instituto e outro.

 

“Compras” 

Este tópico é mais um aviso… no dia do UPA tem uma “feirinha” de artesanatos e itens diversos na praça do Ciclo Básico. São artesãos da UNICAMP ou da comunidade que vendem camisetas, bijuterias, artesanatos, livros usados e/ou novos. Se possível, leve um dinheirinho extra para não passar vontade.

 

 

Ainda tem dúvidas? Procure nossa Equipe de Coordenação e Orientação, não perdemos um UPA há muitos anos!

Acesse o Site da UPA.

 

Calendário

julho, 2018

Ordenar Opções

dom

seg

ter

qua

qui

sex

sab

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

sab21jul14:30- 17:30Semi de Agosto - Concurso de Bolsas - 21 de Julho14:30 - 17:30 Rua Condessa Amália nº 146Anglo Guarulhos

ÚLTIMOS POSTS

Revisão de Inverno
Revisão de Inverno.

Caros, alunos, segue um material de revisão feito pelo Anglo para orienta-los nas férias. Recomendo não divulgar para alunos que não são do Anglo. Forte Abraço. REVISAO DE INVERNO 2018-2 [mais]

Anglo Analisa 2018
Anglo Analisa 2018.

Este ANGLO ANALISA traz alguns dados fundamentais a respeito de assuntos e abordagens recorrentes nos principais exames – ou, para usar um linguajar que os alunos entendem bem, o que mais cai. Esse conhecimento é parte da sua preparação. Aproveite este material com a mesma inteligência exigida pelos vestibulares: retirando dele as informações gerais e […] [mais]

PA e PG – Lista de férias
PA e PG – Lista de férias.

Olá pessoal, seguem as listinhas que prometi nas férias de PA e PG para diversão. Um forte abraço e boas férias. PA e PG desafio 2018   PA e PG Extensivo 2018 [mais]