Se tem uma coisa que causa problemas na hora de fazer uma prova, principalmente de múltipla escolha como no vestibular, é não apenas ler, mas entender os enunciados. É pouquíssimo tempo para identificar o problema, e selecionar a melhor resposta.
Com isso em mente, o segredo é dominar a arte de interpretar os enunciados de maneira rápida, e ir diretamente para a resposta relacionada a ela. Parece óbvio, não é? Mas para transformar essas ideias em algo prático, temos algumas dicas para você. Não deixe que eles te assustem na hora de fazer a prova, certo?
Vamos a algumas dicas que vão te ajudar.
Muitas das questões de vestibulares e concursos levam em conta citações acadêmicas, literárias, notícias de jornais e revistas, e muitas, muitas outras fontes. O ideal é que, para facilitar sua compreensão do enunciado, é justamente ter o hábito da leitura com frequência no seu dia a dia.
Nesses casos, tenha algumas fontes confiáveis para manter sua leitura em dia. Além de conferir nossos cursos, é legal ter, por exemplo, algum portão grande de notícias, ou sites de nicho os quais gosta de acompanhar. Mas mantenha sempre a leitura em dia.
O enunciado, mais do que complicar seu gerenciamento de tempo, também oferece as ferramentas que você precisa para desenvolver uma resposta apropriada. Existem alguns exemplos de perguntas comuns no vestibular, por exemplo:
E a lista vai além! O importante é que, mais do que o tipo de pergunta, o enunciado vai deixar claro como você deve resolver seu problema. Pratique esse exercício nos simulados, para ficar craque na interpretação.
Quanto mais tempo se perde tentando compreender o enunciado de uma pergunta, menor é o tempo disponível para resolver as demais. Por isso, caso não tenha compreendido a intenção ou o foco da pergunta, pule para a próxima e resolva todas as demais, antes de voltar para o que lhe travou.
Esse tipo de estratégia é comum nos vestibulares, principalmente quando se tem maior facilidade em uma matéria e menos em outras. Mantenha o foco que mesmo esses problemas podem ser resolvidos.
É mais comum do que a gente imagina! Uma desatenção em algum detalhe, ou má compreensão da pergunta, pode levá-lo a cometer erros que podem custar na pontuação final. Tão importante quanto saber o tipo de pergunta presente no enunciado, é saber os tipos de erros que podem acontecer.
Entre eles, os mais comuns são:
Cada detalhe faz diferença na hora de analisar o enunciado. Considere as fontes que foram citadas, como ela se inicia, a dúvida ou levantamento apresentado. Tudo que o fizer entender onde e como aplicar seus conhecimentos, mais rápido ficará sua resolução.
Entender os enunciados é uma questão de prática na hora de fazer o vestibular. E você pode fazê-lo tanto em provas mais “brandas”, como em simulados e estudos pessoais. O Anglo Guarulhos oferece toda a estrutura que precisa para tornar seus estudos afiados.
Entre em contato conosco!
Fale conosco agora mesmo!